Júlio Cocielo – Reprodução/Instagram
PUBLICIDADE

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a condenação do influenciador Júlio Cocielo por supostos comentários considerados racistas feitos no antigo Twitter (X). O processo seguia em sigilo até dezembro de 2023, quando a Justiça Federal acolheu o pedido, tornando a tramitação pública.

– Continua após o anúncio –

PUBLICIDADE

+ Tatá Estaniecki e Júlio Cocielo divertem a web com mesversário de Caio

Júlio está sendo acusado de ter compartilhado supostas publicações entre os anos de 2011 e 2018, consideradas racistas. “O MPF listou nove exemplos para demonstrar a conduta criminosa do influenciador ao praticar o denominado racismo recreativo”, informa a nota oficial.

Ainda segundo as informações compartilhadas no site oficial do Ministério Público, mesmo que Cocielo seja considerado um humorista, as mensagens demonstram um tom “claro e direto”. “As mensagens são claras e diretas quanto ao desprezo do réu pela população negra”, destaca o procurador da República João Paulo Lordeio, responsável pela ação.

– Continua após o anúncio –

Em uma das mensagens apontadas pelo órgão, o Youtuber chega a supostamente citar o jogador Kylian Mbappé, falando sobre a sua “velocidade” durante a Copa do Mundo de 2018. “Após a repercussão negativa, Cocielo apagou cerca de 50 mil tweets de seu perfil e lançou um texto com pedido de desculpas”, diz o MPF.

Júlio Cocielo fez um vídeo pedindo desculpas

O influenciador chegou a gravar um vídeo pedindo desculpas pelos comentários compartilhados no Twitter. Intitulado “Ignorância”, ele mostra Cocielo dizendo estar se sentindo envergonhado pela atitude.

– Continua após o anúncio –

+ Júlio Cocielo é acusado de racismo

“Eu fiz um comentário muito zoado, muito mal explicado, e gerou toda essa confusão que você está vendo agora. Eu tentei me referir à velocidade dele (Mbappé), e o comentário foi tão infeliz e mal explicado que acabou ofendendo algumas pessoas”, destacou, falando sobre o cancelamento de patrocínios após o ocorrido.

“Ah, quando pesa no bolso, as pessoas pedem desculpa. ‘Mano’, eu não nasci em berço de ouro. Eu vim do nada. A coisa mais importante para mim é a minha criação e humildade. Eu aprendi que a humildade não está no que a gente tem, ela está no nosso caráter”, explicou o Youtuber na época.

Share.