O renomado cantor sertanejo Eduardo Costa, conhecido por seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro, teve uma mudança de opinião em relação à Lei Rouanet. Anteriormente, ele criticava a utilização dos recursos da lei por artistas que, segundo suas palavras, “mamavam nas tetas do Estado”. No entanto, após a derrota de Bolsonaro nas eleições, o cantor teve seu projeto autorizado pelo Ministério da Cultura para captar R$ 996,5 mil através da Lei Rouanet.

O dinheiro captado será utilizado para a gravação de um DVD intitulado “Eduardo Costa – O instrumentista e as modas de violas de Minas“. O projeto contará com músicas sertanejas de raiz gravadas pelo cantor em parceria com uma orquestra formada por violões, violas e instrumentos de sopro. As gravações serão realizadas durante dois shows em Belo Horizonte.

A empresa responsável pela captação dos recursos é a Churrasco, Cerveja e Viola – C.C.V. Eventos LTDA, cujo sócio é Leandro Restino de Souza Porto. Vale ressaltar que Porto também é sócio de Eduardo Costa em outra empresa, a Fox Vision LTDA.

Para garantir a aprovação do projeto, Porto anexou ao pedido de captação um documento assinado pelo próprio cantor, no qual Eduardo Costa afirma estar ciente da proposta de financiamento do DVD através da Lei Rouanet. Esse termo foi enviado para a Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura.

De acordo com a justificativa apresentada ao Ministério da Cultura, 80% da renda obtida com a venda do DVD será destinada à distribuição gratuita, enquanto 10% serão destinados aos patrocinadores e outros 10% serão utilizados para a divulgação do produto. Além disso, o sócio de Eduardo Costa informou que esse projeto é apenas o primeiro de uma série de edições previstas para o mesmo formato, a serem realizadas em outras capitais brasileiras.

A autorização para captação de recursos via Lei Rouanet representa uma importante conquista para Eduardo Costa, que agora terá a oportunidade de realizar seu projeto musical de maneira mais abrangente e com maior alcance. Resta aguardar o resultado dessa empreitada e ver como o público irá receber esse novo trabalho do cantor sertanejo.

Share.